QGA implementa Acreditação em Telessaúde integrada com Dr. Chao Lung Wen como embaixador
A cidade de São Paulo se tornou oficialmente a primeira no país a regulamentar e implantar em definitivo o atendimento virtual na saúde pública – a chamada Telemedicina. Sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes, a Lei Municipal n° 17.718, de 23 de novembro de 2021, representa um avanço para os cidadãos paulistanos com esta prática na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para orientação, monitoramento e acompanhamento de pacientes.
Visionária, a Qmentum Global Alliance (QGA), que possui o modelo de Acreditação de hospitais com Telemedicina, lança a frente destinada a promover a discussão e atuação voltada à Acreditação em Telessaúde integrada no Brasil.
Para falar sobre o tema, temos duas fontes para oferecer: o Dr. Rubens Covello, cofundador da Health Standards Organization (HSO) e CEO do QGA e o Dr. Chao Lung Wen, embaixador do QGA - Acreditação em Saúde Digital, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.
A QGA é formada pela Accreditation Canada, o Institute for Quality Management in Healthcare, a Health Assessment Europe/Bélgica, Qualicor Europe/Holanda e a QGA/Brasil, estando presente em mais de 36 países.
Para o Dr Chao, é importante que o sistema de saúde seja híbrido e que ele seja melhorado com recursos digitais: “A Saúde Digital responsável precisa ser estruturada até 2025. A população idosa (que também será mais vulnerável) está aumentando no país, sendo que, em 2030, teremos mais idosos do que crianças de 0 a 14 anos no Brasil. Neste mesmo ano, segundo os termos do leilão do 5G, realizado em 4/11/2021, o 5G estará implantado em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes no país”, referindo-se à importância da melhora da telecomunicação com recursos tecnológicos assistenciais. Para ele, isto pode ser aplicado de forma ética para reduzir os desperdícios e aumentar a eficiência na saúde.
As fontes estão preparadas para dissertar sobre o assunto. O processo de Acreditação contribui para o desenvolvimento e implementação de padrões de segurança do paciente, qualidade e governança. A Telessaúde integrada chega para otimizar e aumentar a quantidade de processos possíveis a serem realizados: “A Acreditação em Saúde Digital é a ponte para a construção de uma saúde do futuro humanizada, uma saúde conectada sem distância.”, acrescentou o Dr. Chao.
SOBRE O DR. RUBENS COVELLO:
Há mais de 25 anos, trabalha pela evolução dos serviços da Saúde no Brasil, a partir da construção de uma mentalidade com base na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Com esse propósito, ajudou a desenvolver o conceito da Acreditação no país, posicionando o IQG como o primeiro membro brasileiro certificado pela International Society of Qualify in Health Care (ISQua). Atualmente é fundador, sócio e CEO na QGA e cofundador da HSO.
SOBRE O DR. CHAO LUNG WEN:
Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP (1985), atua em Telemedicina desde 1997, na disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, onde atualmente é chefe. Foi coordenador no Núcleo Estadual São Paulo do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (2007 – 2013). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa da USP em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada (CNPq/MCTI) e membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Avaliação da Resolução de Telemedicina 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina.